segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Programa Primeiro Emprego

É urgente se pensar em uma "política de geração de emprego e renda". Basta que a administração municipal priorize as compras e a contratação de serviços no comércio e nas prestadoras de serviços locais, como também envie esforços para a instalação de indústrias na nossa cidade. Para ampliar essa política, o poder público municipal deve estimular as empresas privadas a proceder da mesma forma, criando um ciclo virtuoso, no qual para cada demanda surgirá uma oferta, expandindo a dinâmica econômica no espaço local. Por outro lado, como forma de consolidar essa "política de geração de emprego e renda", a administração municipal deve ter um programa claro e transparente para atrair novas empresas para a cidade. Para que se concretize a vinda de novas empresas para Serrinha.
No mundo globalizado, o acesso ao mercado de trabalho é uma dificuldade que aflige parcela significativa da sociedade. Para os jovens, esta dificuldade se multiplica a partir do momento em que o mercado exige experiência e qualificação. Atentar para princípios de que o trabalho não pode afetar a escolaridade do jovem é primordial neste momento, pois a dicotomia Trabalho X Escola é uma constante na vida de jovens principalmente dos que se encontram em situação de risco social.Esta realidade se mantém a partir do momento em que o Poder Público não investe na geração de Políticas Públicas que visem a inserção do jovem no mercado de trabalho, restringindo suas perspectivas.
Motivada pelo compromisso de representar os jovens e propor ações e políticas públicas que os contemplem, apresentei um projeto de lei com essa justificativa. Acredito que os colegas têm também o mesmo compromisso e acolherão minha proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário