sábado, 6 de agosto de 2011

Agentes Comunitários de Saúde merecem respeito !

A criação do Programa Agentes Comunitários de Saúde foi a mais importante das estratégias criadas em relação à assistência básica à saúde, e surgiu com o princípio de ser o elo de ligação entre a população e as unidades de saúde. O trabalho dos ACSs vai além da identificação das pessoas que estão em situação de risco (crianças desnutridas, gestantes sem acompanhamento pré-natal, idosos sem tratamento e outros), eles desenvolvem atividades educativas e preventivas que envolvem cuidado e dedicação. Pela intervenção desses profissionais ocorrem significativas mudanças de hábito e de percepção da comunidade quanto a sua saúde.
Além da sobrecarga ocupacional, os ACSs sofrem com a falta de reconhecimento do seu trabalho, são conscientes de que muitos dos problemas são de ordem estrutural, dependendo de políticas econômicas e sociais para a sua resolução, mas sabem principalmente que nada justifica a péssima qualidade do material entregue a esses profissionais. Tive a oportunidade de ver as cegonhas, as redes e as balanças utilizadas para pesar as crianças e fiquei espantada! O uniforme disponibilizado é visivelmente ruim.
E o desrespeito continua: os 20% de insalubridade garantidos no Art.11 do Estatuto do Servidor Público, não são pagos; desde 1996 não recebem PASEP... Desde a institucionalização do Programa , os ACS são a força de trabalho imprescindível para o bom funcionamento do SUS em seus princípios básicos de universalidade e integralidade. Reconhecendo sua importância, vou unir esforços e apoiar a causa destes trabalhadores na luta pelo piso, pela qualidade de material e fardamento e também nas condições básicas para o labor.

2 comentários:

  1. Parabéns vereadora!sua atuação como parlamentar tem se destacado positivamente!É verdade,sou ACS e sofro na pele mais acentuadamente neste governo inúmeros tipos de falta de respeito,assédio moral tem ocorrido com todos nós por questionarmos os nossos direitos,abuso do poder,dentre muitos outros tipos de humilhação.

    ResponderExcluir
  2. Humilhação......é pouco! estou cansada, vivo em condições de trabalho sub-humana tenho que ouvir tudo calada... vergonhoso Serrinha!

    ResponderExcluir