segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Apoio aos catadores de materiais recicláveis!






A catação de materiais recicláveis constitui, para muitos trabalhadores, única forma de garantir sobrevivência e possibilidade de inclusão num mercado de trabalho excludente. Os trabalhadores são expostos à periculosidade, vítimas de preconceitos e estigmas e excluídos de alguns ambientes sociais, sua rotina diária é exaustiva e realizada em condições precárias. Frequentemente acompanho seu árduo trabalho e vejo o quanto é difícil fazê-lo com a segurança e dignidade necessárias e merecidas. É preciso urgentemente adotar medidas que garantam a esses verdadeiros heróis a melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica.
Para isso, a coleta seletiva de resíduos sólidos é o primeiro passo. Desde o início do mandato solicito a aquisição de equipamentos, lixeiras e máquinas para a coleta seletiva uma vez que a reutilização e a reciclagem por meio da atuação desse segmento é também fonte de renda para muitos.
Insistem em dizer que não dispõem de dinheiro. Como não? Os números estão aí: gastam com realização de festas, locação de máquinas (que não executam o serviço), contratos com empresas que exploram os garis e deixam nossa cidade suja, assinam contrato de R$ 266.000,00 para locação de palco e iluminação, etc,etc,etc.
Não vou desistir. Farei orçamento das lixeiras seletivas, dos equipamentos de segurança e vou comparar com os gastos que o Governo Municipal tem com festas, alugueis e tantos outros que são menos importantes do que a coleta seletiva.
Precisamos garantir apoio aos catadores de materiais recicláveis. Eles sabem que podem contar comigo !

2 comentários:

  1. Cara vereadora Aloisia, concordo com a ideia de lixeiras seletivas, porém é preciso lembrar que será necessário fazer um trabalho de consientização com os moradores, pois infelizmente poucos se preocupam com essas questões. É muito triste presenciar moradores jogando os seus lixos nas esquinas da rua, quando disponibilizamos de carros coletores todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Concordo e tenho a seguinte opinião, não generalizando, mas o brasileiro é um povo extremamente sem educação e individualista. Há quanto tempo se fala em preservação ambiental, no uso da camisinha, nos perigos do uso das drogas, na educação de trãnsito,... e nada mudou. Continuam destruindo o meio ambiente, ainda há uma enorme resistência ao uso da camisinha, as drogas estão tomando contas de crianças, jovens e idosos e o trânsito continua matando e fazendo um grande número de vítimas. E isso vai passando de geração a geração. As crianças de hoje, continuo não generalizando, não são educadas para viver em hamonia com o outro e com meio ambiente, trazem em si a má educação dada pelos maus educados dos pais e fruto disso, é esse caos que se encontra nossa sociedade. Boas maneiras se começa em casa, com educação familiar se isso está se perdendo já sabemos onde vamos parar.

    ResponderExcluir