terça-feira, 19 de julho de 2011

Um "patrimônio" chamado SUS !


A imagem choca! Mas é o retrato da saúde em todo País.
O SUS tem, dentre outros, o objetivo de assegurar o acesso universal, dispondo de práticas e processos democráticos, o SUS é patrimônio do povo brasileiro.

É comum ouvirmos nos discursos do Governo Municipal as dificuldades enfrentadas para efetivar as políticas públicas que garantam uma saúde de qualidade.
O que me incomoda é a contradição. Um discurso bonito, palavras bem escolhidas, poder de convencimento inconteste andando em paralelo com a realidade que todos nós conhecemos.

Falam tanto do caráter democrático do SUS mas, como falar de democracia enquanto há clientelismo explícito onde lideranças políticas tem cotas para marcação de exames, consultas? Como falar de acesso universal quando pais e mães de família precisam madrugar numa fila implorando uma ficha para atendimento? Quais são as particularidades que consideram ao negar atendimento a um usuário e no mesmo momento liberar para outro que tem "padrinho"? Por que faltam medicamentos e materiais nos Postos de Saúde e nos PSF’s. Qual a justificativa que se tem para a péssima qualidade dos materiais e fardamento entregues aos Agentes Comunitários de Saúde?
Por que faltam agulhas para a campanha da vacinação da tríplice viral?

Para estas e tantas outras perguntas, a resposta é sempre a mesma: “ a falta de recursos, a falta de dinheiro...”

Será que falta mesmo?
De janeiro a junho /2011,nosso Município recebeu R$8.132.173,*.
Além de aproximadamente R$ 270.000 por mês(correspondentes aos 15% do FPM).
Como podemos ver, o que falta não é investimento financeiro na saúde pública. O pleno funcionamento não se dá porque falta priorizar a coletividade,também porque não há transparência. Estou certa de que é dinheiro suficiente para manter a rede pois cada programa recebe seu recurso específico.
Consultem a fonte informada abaixo e vejam a descrição de valores para cada bloco.
*Fonte: http://www.fns.saude.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário