sexta-feira, 4 de maio de 2012

“Se queremos uma cidade limpa, não podemos esperar da Administração Municipal !”


Pensando em fazer compreender que a educação ambiental se constitui numa forma abrangente de conscientização sobre a importância da limpeza
pública na questão da preservação de doenças e no visual proporcionado a uma cidade limpa e com seu lixo depositado no devido lugar, apresentei um Projeto de Lei que institui os atos de limpeza pública coleta seletiva do lixo e reaproveitamento do material reciclável. (originou a Lei nº 791/2009).
. Acredito que o mesmo envolverá toda comunidade escolar, além de comerciantes, templos religiosos, órgãos públicos, imprensa, profissionais liberais, enfim cada cidadão serrinhense no sentido de disseminar a ideia para o bem-estar da coletividade e a manutenção da limpeza na nossa cidade.
    Se todos nós assumirmos o compromisso de fazer valer esse projeto, o mesmo será um elemento importante para a conquista de uma saúde de melhor qualidade para a população e estaremos contribuindo para a beleza do ambiente que nos rodeia como também conscientizando a todos de que a falta de cuidado com o lixo poderá resultar em problemas de
graves proporções.
A limpeza da cidade não depende apenas dos governantes, não podemos esperar que os serviços públicos deem conta de garantir uma cidade saudável e limpa uma vez que cada um de nós tem significativa responsabilidade nas atitudes cotidianas como selecionar o lixo a ser descartado, não jogar lixo no chão, não colocar o lixo doméstico e/ou comercial fora do horário de coleta  e sobretudo de educar e dar exemplo aos filhos, alunos, parentes e amigos para que contribuam com a limpeza das ruas e estradas.
Quando elaborei esse projeto, apresentei também a sugestão para que a gestão municipal colocasse lixeiras seletivas nas ruas,  escolas e hospitais afim de contribuir com o trabalho dos catadores de materiais recicláveis. São profissionais dignos que tiram desse árduo trabalho, o sustento para suas famílias. 
Tive como resposta a velha frase de que não há dinheiro para isso. O que não há é interesse, respeito com esses pais e mães de família que estão expostos a doenças e ariscam suas vidas para garantir o pão de cada dia para seus filhos . O que não há é a prioridade com a vida humana.
A prefeitura tem dinheiro para patrocinar festas, realizar eventos, pagar propagandas, firmar contratos com empresas que prestam serviços para os quais já se tem servidores concursados, fazer compras em empresas de outra cidade que vendem produtos com preços superfaturados ...
Enfim, se queremos uma cidade limpa não podemos esperar da administração municipal. Devemos fazer a nossa parte no sentido de evitar a sujeira pois o compromisso da gestão está longe de ser com a população serrinhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário