terça-feira, 1 de maio de 2012

O castigo da seca


 Sabemos que as principais causas da seca são naturais.  A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as famílias, pois com a falta de água torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria. É preciso ação humana para diminuir os efeitos causados pelo longo período de estiagem. Através do Decreto de Situação de Emergência, os gestores contam com o apoio do Governo do Estado no sentido de este suplementar os recursos para o município mediante articulação com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e assim o Governo Municipal fica incumbido de adotar medidas para amenizar os problemas causados pela seca.
Até a presente data absolutamente nada foi feito, as famílias ficam na dependência de ações assistencialistas de políticos que se aproveitam da carência do povo. Políticas compensatórias que nem sempre funcionam e mesmo quando funcionam são manipuladas como moeda de troca pelo voto do cidadão e não geram condições para um desenvolvimento sustentável da região.
É necessário pensar em políticas públicas, providências e ações concretas e urgentes como intensificar a distribuição de água através de carros-pipa, construções de cisternas, implantação de um sistema de desenvolvimento sustentável, dentre outras medidas que devem ser adotadas pela Coordenadoria de Defesa Civil e Governo Municipal.
Ano passado, o Decreto de Situação de Emergência foi assinado com a vigência de 90 dias, mas antes de alcançar sua finalidade, foi suspenso em virtude do interesse maior do gestor em realizar os festejos do Pedrinho. Pais e mães de família com sede e a gestão municipal promovendo uma grande festa.

Vamos ver se esse ano o que vai imperar é a vontade de fazer festa ou se há alguma preocupação com as pessoas que sofrem com a falta d`água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário